A Escola e as Tecnologias Digitais

A Escola e as Tecnologias Digitais

        Em nossa escola o uso das TDIC no processo ensino e aprendizagem já vêm acontecendo desde 2008 quando houve a implantação do laboratório de informática e a escola começou a atender em tempo integral. O uso das TDIC começou modesto e foi sendo gradativamente ampliado com o uso do laboratório de informática e a capacitação de professores e direção. Nos últimos anos com a efetivação de novos profissionais ao corpo docente com a oportunidade de capacitação e melhoria dos equipamentos, o uso das TDIC vem tendo papel fundamental para a inclusão digital de nossos alunos, visto que a grande maioria não tem computador e acesso à internet em casa.

            A cultura digital vem sendo ampliada e difundida entre todos os profissionais que trabalham na escola, mesmo os professores que não utilizam as TDIC com frequência no seu planejamento ou em suas aulas, percebe a necessidade do uso dessas tecnologias.

           O uso das tecnologias digitais está presente no dia a dia dos alunos de nossa escola, auxiliando professores e alunos na ampliação do conhecimento e nas praticas pedagógicas tradicionais. Através das novas mídias abre-se um grande leque de possibilidades de pesquisas, trabalhos e atividades diferenciadas, isso é empolgante e tanto alunos e professores se surpreendem com os resultados alcançados.   

         A tecnologia sempre está presente nas praticas pedagógicas realizadas pelos professores de nossa escola, é claro que no laboratório de informática ele está muito mais presente que nas demais disciplinas. Mas o uso de Projetores multimídia, aparelhos MP3, câmeras digitais e computadores são os mais utilizados. Varias praticas pedagógicas são desenvolvidas entre elas podemos citar:


·        O uso dos computadores para pesquisas;

·        Programas de edição e criação de revistas em            quadrinho;

·        Programa para o desenvolvimento da escrita e            formação de silabas;

·        Programa para desenvolvimento de compreensões      matemáticas;

·       Uso de projetores multimídia para aulas                        expositivas;

·      Aparelhos MP3 para ouvir músicas e trabalhar os        assuntos dentro de uma proposta de trabalho ligado    a um conteúdo específico.

·      Câmeras digitais para registro de atividades e               divulgação de das mesmas para socialização das         atividades com os demais professores da rede             municipal através de blog;


        A cultura digital está presente e assume um papel fundamental na vida escolar de nossos alunos. Percebemos que é um caminho sem volta que a educação deve trilhar em busca da qualidade do ensino. Nossa escola não poderia ficar de fora, e a idéia de integrar as mídias digitais ao currículo escolar nunca foi tão forte e unânime entre os professores. Penso que estamos no caminho certo, mas temos um longo caminho a percorrer antes da total incorporação das mídias digitais nas praticas pedagógica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário