A Escola e as Tecnologias Digitais
Em nossa escola o uso das TDIC no processo
ensino e aprendizagem já vêm acontecendo desde 2008 quando houve a implantação
do laboratório de informática e a escola começou a atender em tempo integral. O
uso das TDIC começou modesto e foi sendo gradativamente ampliado com o uso do
laboratório de informática e a capacitação de professores e direção. Nos
últimos anos com a efetivação de novos profissionais ao corpo docente com a oportunidade
de capacitação e melhoria dos equipamentos, o uso das TDIC vem tendo papel
fundamental para a inclusão digital de nossos alunos, visto que a grande
maioria não tem computador e acesso à internet em casa.
A
cultura digital vem sendo ampliada e difundida entre todos os profissionais que
trabalham na escola, mesmo os professores que não utilizam as TDIC com
frequência no seu planejamento ou em suas aulas, percebe a necessidade do uso
dessas tecnologias.
O uso das tecnologias digitais está presente no dia a dia
dos alunos de nossa escola, auxiliando professores e alunos na ampliação do
conhecimento e nas praticas pedagógicas tradicionais. Através das novas mídias
abre-se um grande leque de possibilidades de pesquisas, trabalhos e atividades
diferenciadas, isso é empolgante e tanto alunos e professores se surpreendem
com os resultados alcançados.
A
tecnologia sempre está presente nas praticas pedagógicas realizadas pelos
professores de nossa escola, é claro que no laboratório de informática ele está
muito mais presente que nas demais disciplinas. Mas o uso de Projetores multimídia,
aparelhos MP3, câmeras digitais e computadores são os mais utilizados. Varias
praticas pedagógicas são desenvolvidas entre elas podemos citar:
· O uso dos computadores para pesquisas;
· Programas de edição e criação de revistas em quadrinho;
· Programa para o desenvolvimento da escrita e formação de silabas;
· Programa para desenvolvimento de compreensões matemáticas;
· Uso de projetores multimídia para aulas expositivas;
· Aparelhos MP3 para ouvir músicas e trabalhar os assuntos dentro de uma proposta de trabalho ligado a um conteúdo específico.
· Câmeras digitais para registro de atividades e divulgação de das mesmas para socialização das atividades com os demais professores da rede municipal através de blog;
A cultura digital está presente e assume um papel fundamental na vida
escolar de nossos alunos. Percebemos que é um caminho sem volta que a educação
deve trilhar em busca da qualidade do ensino. Nossa escola não poderia ficar de
fora, e a idéia de integrar as mídias digitais ao currículo escolar nunca foi
tão forte e unânime entre os professores. Penso que estamos no caminho certo,
mas temos um longo caminho a percorrer antes da total incorporação das mídias digitais
nas praticas pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário